5 min read

Cozumel Vs Isla Mujeres: Qual Você Deveria Visitar?

Cozumel Vs Isla Mujeres: Qual Você Deveria Visitar?

Essas duas ilhas são encantadoras e cada uma possui seus próprios elementos definidores, então hoje nós falaremos tudo o que você precisa saber sobre Isla Mujeres e Cozumel.

 

Nós iremos responder às perguntas mais frequentes dos turistas e falaremos as diferenças entre os dois destinos. Dessa forma, você poderá planejar sua viagem ao Caribe Mexicano da maneira mais eficaz.

Antes de tudo, vamos analisar ambos os destinos para aprender sobre eles de forma independente.

COZUMEL, UM PARAÍSO CARIBENHO

watching sunset in cozumel-1

A ilha de Cozumel está localizada em frente à Playa del Carmen, no Caribe Mexicano e é a terceira maior ilha do México. Seu nome tem origem da língua maia e significa Terra das Andorinhas. É considerada uma Cidade Mágica pelo Governo do México e sua área principal é chamada de San Miguel de Cozumel.

 

GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE COZUMEL

Em 2016 foi reconhecido pela UNESCO como parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera por estar cercada por um grande ecossistema de recifes. Isso torna o mergulho com snorkel e cilindro em Cozumel uma experiência incrível por suas belas paisagens embaixo da água.

Além de ser um importante assentamento da cultura olmeca, os maias consideravam Cozumel uma ilha sagrada para Ixchel, a deusa maia da lua e da fertilidade, a quem construíram um santuário na ilha.

ATRAÇÕES EM COZUMEL

san-gervasio-1

Se falamos sobre turismo, Cozumel é famosa por suas praias, seus vestígios maias, seus museus e o Parque Marinho e Lagoa Chankanaab. Outras atrações na área de Cedral são Punta Sur, o farol de Celarain, o Parque Nacional Arrecifes e a Playa el Cielo. É muito fácil encontrar tours em Cozumel que irão levar você aos locais de mergulho com snorkel mais populares.

Algo importante a mencionar é que Cozumel foi o primeiro porto da América Latina a receber 2 navios de cruzeiro no mesmo dia, em março de 2020.

 

QUAL A MELHOR ÁREA PARA FICAR EM COZUMEL?

Se você procura proximidade e conforto, a melhor opção é ficar no centro da cidade. Lá você estará próximo ao aeroporto e terá uma grande variedade de lojas e atrações nas proximidades.

No entanto, se você é uma pessoa que procura por uma alternativa menos turística, pode ficar em um lugar na área de El Cedral. Perto de El Cedral, você irá encontrar a praia El Cielo, o Parque Punta Sur, o farol e as melhores áreas de mergulho com snorkel em Cozumel.

Lembre-se de que, se você decidir se mudar do centro da cidade, provavelmente você precisará alugar um carro para fazer um tour ao maior número possível de atrações.

atardecer-1

COZUMEL É CARO?

Após realizar uma breve pesquisa, podemos dizer que Cozumel oferece preços semelhantes ao de Cancún e acessíveis tanto para visitantes nacionais e internacionais.

Abaixo está um exemplo com preços para se ter uma ideia dos gastos durante a sua viagem.

  • Balsa de ida e volta de Playa del Carmen para Cozumel: USD 25
  • Acomodação: Airbnb em San Miguel de Cozumel: Entre USD 25 e USD 50 por noite.
  • Traslado de táxi do centro de Cozumel até o sul da ilha: aproximadamente USD 70.
  • Aluguel de carro por dia: Entre USD 50 e USD 100 (dependendo do seu gosto).
  • Taxa de entrada no Parque Chankanaba: USD 26
  • Taxa de entrada no Parque Punta Sur: USD 18
  • 3 refeições por dia em um restaurante: USD 40
  • Tour de um dia em Cozumel com transporte, entrada gratuita e guia: aproximadamente USD 100.
  • Tour para mergulhar com snorkel em Playa el Cielo em Cozumel (4 horas): USD 55

cozumel costa-1Lembre-se de que estes preços podem variar de acordo com suas preferências e necessidades.


Discounts on our best tours

 

ISLA MUJERES, UM LUGAR ENCANTADOR

centro-isla-mujeres-2-1

A Isla Mujeres fica a apenas 15 minutos de Cancún. Seu ambiente é especialmente desenvolvido para viver uma experiência turística e cultural ao mesmo tempo. É uma pequena ilha, o que a torna uma das atrações (um ou dois dias) mais populares do Caribe Mexicano.

GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE ISLA MUJERES

A Isla Mujeres é uma ilha localizada no Sudeste do México. Possui uma extensão de aproximadamente 8 quilômetros.

Assim como Cozumel, os antigos maias também adoravam a deusa da lua e da fertilidade, Ixchel. Quando os conquistadores espanhóis chegaram às costas do México, encontraram muitas estátuas de mulheres dedicadas a Ixchel e é daí que se origina o nome Isla Mujeres.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS EM ISLA MUJERES

Sua proximidade com Cancún torna a Isla Mujeres o lugar perfeito para ser adicionada ao seu itinerário de viagem no Caribe Mexicano e em Riviera Maya. Portanto, não é de surpreender que você encontre uma infinidade de atrações em Isla Mujeres.

Acantilado Amanecer-low-1

Embora seja pequena, a Isla Mujeres oferece o melhor mergulho com snorkel e cilindro, assim como belas praias com Bandeira Azul.

Para saber mais sobre Isla Mujeres, não perca nosso artigo COISAS PARA FAZER EM ISLA MUJERES, um guia com informações sobre atividades, transporte e restaurantes.


COZUMEL VS ISLA MUJERES

aerial-straight-down-view-of-beach-on-cozumel-mex-crop low-1-1

Embora ambas as ilhas compartilhem semelhanças, como estarem situadas no Caribe Mexicano, são destinos turísticos que oferecem experiências e atrações muito diferentes aos seus visitantes. Continue lendo porque, abaixo, nós iremos responder às perguntas mais comuns que os turistas têm sobre essas incríveis ilhas do Caribe Mexicano.

PERGUNTAS MAIS COMUNS SOBRE COZUMEL E ISLA MUJERES REALIZADAS PELOS TURISTAS

Qual ilha é mais bonita, Cozumel ou Isla Mujeres?

É fato que ambas são lindas, então não podemos dar uma resposta clara a você, mas podemos explicar porque cada uma é especial.

2 - LoRes - Iguana - Punta Sur - Isla Mujeres-1-1-1

Tamanho da Isla Mujeres e Cozumel

A primeira coisa que faz a diferença entre os dois é o tamanho de suas terras. Cozumel é maior que Isla Mujeres, portanto, possui mais atrações, o que a tornam um destino turístico muito interessante para explorar. No entanto, Isla Mujeres é tão pequena que é fácil explorá-la caminhando ou conduzindo um carrinho de golfe. Em resumo, Cozumel é uma ilha para se deslocar e explorar e Isla Mujeres é uma ilha para relaxar e desfrutar da atmosfera.

A bela vista do Mar do Caribe

A vista em ambos é linda, pois estão localizadas no Caribe. As águas de suas praias são azul-turquesa e a areia é branca e muito fina. Ambas possuem faróis e pontos panorâmicos para admirar de um ponto mais alto.

Mergulhar com snorkel em Cozumel e Isla Mujeres

Snorkel-en-isla-mujeres-mexico-1-1

Se você deseja saber qual é o melhor lugar para mergulhar com snorkel: Isla Mujeres ou Cozumel, deixe-nos dizer que ambas possuem incríveis pontos subaquáticos muito interessantes.

Em Isla Mujeres, você irá encontrar ótimos locais de mergulho com snorkel e cilindro, como o Recife Manchones, o museu subaquático MUSA e a caverna dos tubarões adormecidos.

Em Cozumel, os melhores lugares para mergulhar com snorkel e cilindro são a praia El Cielo, os recifes Palancar e Paraíso e o Parque Nacional Chankanaab.

Através de uma rápida pesquisa na internet, você irá encontrar uma grande variedade de tours de mergulho com snorkel em Cozumel que irão levar você a todos esses locais.


É possível voar de Isla Mujeres para Cozumel?

volar-1-1

Embora ambas as ilhas tenham aeroportos, não existem voos entre Cozumel e Isla Mujeres.

Do Aeroporto Internacional de Cozumel você pode viajar para 4 destinos dentro do México (Cancún, Cidade do México, Mérida e Monterrey) e para 17 cidades diferentes fora do país. No entanto, não existem voos comerciais do Aeroporto Nacional de Isla Mujeres, pois é de uso exclusivo da Marinha Mexicana.

These are the 11 best destinations in Mexico to travel to in 2022

Qual a maneira mais rápida de ir de San Miguel de Cozumel para Ilha das Mulheres?

Ao planejar uma viagem ao Caribe, muitos turistas procuram visitar o maior número de destinos possíveis, então aqueles que desejam visitar Isla Mujeres e Cozumel na mesma viagem acabam se perguntando a mesma coisa: Como não é possível voar entre as duas ilhas, como ir de Isla Mujeres a Cozumel? (ou vice-versa)

Segundo o Google, o tour completo parece uma atividade titânica que leva aproximadamente 4 horas. Felizmente, pode ser mais fácil do que você pensa.

  • Supondo que você deseja ir de Isla Mujeres a Cozumel, a primeira coisa que você precisa fazer é ir ao porto de Ultramar e pegar a balsa para Cancún.
  • Uma vez em Cancún, você pode ir ao terminal de ônibus ADO no centro da cidade.
  • E pegar um ônibus de Cancún para Playa del Carmen. A viagem levará aproximadamente 1 hora.
  • Finalmente, ao chegar em Playa del Carmen, vá até o porto de Ultramar e pegue a balsa para Cozumel.

travel-viaje-mapa-blog-lowres-1

Se você deseja ir de Cozumel para Isla Mujeres, você pode fazer a rota anterior, mas no sentido inverso.

Não existem saídas diretas de balsa de Cancún para Cozumel, mas é muito possível encontrar tours de Cancún para Cozumel que incluem alimentação, atividades e transporte terrestre e marítimo.

É possível viajar de avião, mas não é recomendado a menos que você precise chegar ao aeroporto com urgência ou que tenha uma situação na qual não permita viajar pelo mar. Isso porque as distâncias são muito curtas.

Outras opções de transporte de Cancún para Isla Mujeres

A balsa é uma opção conveniente para se deslocar rapidamente de Cancún para Isla Mujeres, mas por que não transformar seu translado por mar em uma experiência memorável?

12 - LoRes - Private Isla Mujeres tour in catamaran - Sea Passion I II - Cancun Sailing-1

A Cancun Sailing oferece tours para Isla Mujeres com open bar, mergulho com snorkel e uma atmosfera incrível a bordo. Entre em contato conosco para encontrar seu fretamento ou sua excursão ideal para passar um dia inesquecível no Caribe.

As Atividades Favoritas dos Turistas em 2024

As Atividades Favoritas dos Turistas em 2024

O TripAdvisor, a importante plataforma online onde os turistas internacionais recomendam lugares, excursões e hospedagens, reuniu as atividades...

Read More
Onde Comer em Isla Mujeres? 5 Lugares Para Ir de Barco.

Onde Comer em Isla Mujeres? 5 Lugares Para Ir de Barco.

Se não sabe em qual restaurante almoçar durante um dia em um catamarã ou iate pela Isla Mujeres, nós sugerimos que experimente uma das seguintes...

Read More